terça-feira, 27 de março de 2012

Brumal se capacita para se transformar na Vila do Tear.

O distrito de Brumal, em Santa Bárbara, iniciou, na última semana, um processo para se transformar na Vila do Tear. Após comprar o primeiro tear manual, a comunidade participou, nos dias 20 e 21 de março, de uma capacitação para formação de novos artesãos. A ação tem como objetivo introduzir na comunidade a atividade artesanal, que, além de fomentar emprego e renda, será  mais um atrativo  turístico e uma terapia natural para os artesãos.

A iniciativa de transformar a comunidade na Vila do Tear partiu do grupo de mulheres do distrito, após participarem do curso de preparação da cidade para receber o turista da Copa de 2014  e da Visita Técnica às cidades históricas do Circuito dos Inconfidentes. As atividades fizeram parte do trabalho de desenvolvimento do turismo realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação de Culturas Gerais (ACG) para elaboração do Plano Estratégico de Turismo.
Após entrarem em contato com a arte dos tecelões de Resende Costa, uma das cidades visitadas, perceberam que o artesanato produzido naquela cidade tem a cara de Brumal, tricentenária vila de Santa Bárbara.
Desse roteiro, várias amostras foram trazidas e apresentadas em reunião com a comunidade, que também se encantou com a proposta de produzir peças artesanais em teares com características locais.
Em outra oportunidade, um grupo de pessoas de Brumal voltou a Resende para ver e experimentar a técnica de tecer em teares de dois e quatro pedais. Também puderam pesquisar sobre  a compra dos fios, a venda das peças a nível local e internacional, a produção associada, as exigências do mercado, a organização e apresentação das peças nas lojas (que muitas vezes são um cômodo da própria residência), a importância de planejar e programar e sobre a apresentação final de cada peça.
Posteriormente, em abril, as alunas participarão de nova formação para aperfeiçoamento da técnica. A capacitação será realizada com apoio da Prefeitura e de parceiros como Instituto Estrada Real, Sebrae, Emater, Senar e Adesb.


Fonte: Ascom Pref. Santa Bárbara